Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a Prefeitura de Camacã realizou na última quarta-feira (5), no auditório do Colégio Municipal, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
A conferência foi conduzida pelo palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento, representante do Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia (CEAS/BA), que abordou o histórico, os princípios, a estrutura e a importância da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) diante dos desafios sociais contemporâneos.
Durante o encontro, foram discutidos os eixos temáticos que envolvem gestão, financiamento, controle social e participação dos usuários, resultando na elaboração de propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência. As sugestões surgiram a partir de debates promovidos por usuários e trabalhadores do SUAS durante as pré-conferências.
O prefeito Paulo do Gás, em agenda oficial em Salvador ao lado do vice-prefeito Arildo de Florentino, foi representado no evento pelo secretário de Administração, Lulas Muniz. Também marcaram presença a primeira-dama Patrícia Santana, secretários municipais, vereadores e o prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio, acompanhado de sua esposa e secretária de Assistência Social, Jorlane Ramos.
O secretário municipal de Assistência Social de Camacã, Rai de Panelinha, destacou a importância do momento:
“Reafirmamos o compromisso do município com a defesa das políticas públicas de Assistência Social como um direito do cidadão e dever do Estado, valorizando o SUAS como instrumento de transformação e proteção social.”